Entenda a Diferença

Calibração Acreditada ou RBC (Rede Brasileira de Calibração) e Calibração Rastreada


Frequentemente nos deparamos com as expressões “calibração RBC” e “calibração rastreada”.

Muitos confundem o fato da empresa possuir padrões ou massas “rastreados a RBC” com a “calibração RBC” em si.

Quando um laboratório ou oficina diz realizar calibrações com padrões ou massas “rastreados a RBC”, sem ser integrante a Rede Brasileira de Calibração, não garante que seu processo em um todo está qualificado, nem garante a qualidade técnica e não mantem uma cadeia de rastreabilidade. Isso quer dizer que essa empresa realiza “calibrações rastreadas”, sem o reconhecimento do INMETRO através da Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação)

Portanto tais calibrações não possuem o selo de Acreditação. São calibrações que mantêm a cadeia de rastreabilidade de medição fechada até padrões calibrados por laboratórios pertencentes à RBC e têm seus métodos desenvolvidos internamente, sem a Acreditação do INMETRO. É necessário evidenciar a rastreabilidade da medição e em alguns casos o método de calibração, sendo o laboratório obrigado a disponibilizar tais evidencias aos clientes. Entretanto, para que todos os requisitos metrológicos do item 7.6 da Norma NBR ISO 9001 sejam atendidos, a “calibração rastreada”, suprida das evidências de rastreabilidade dos padrões e método de calibração executado, é aceitável.

As expressões “calibração rastreadas”, “Padrões ou massas rastreados” entre outros são comumente usados de maneira errônea, o termo “rastreabilidade metrológica” ou sua abreviação “rastreabilidade” estão relacionados a “propriedade de um resultado de medição pela qual tal resultado pode ser relacionado a uma referência através de uma cadeia ininterrupta e documentada de calibrações, cada uma contribuindo para a incerteza de medição” e não a um processo ou padrão.

A calibração Acreditada ou RBC como conhecida, possui reconhecimento pelo INMETRO e alguns órgãos internacionais. O selo presente no certificado de calibração evidencia que o laboratório pertence a “Rede Brasileira de Calibração”. Desta forma não é necessário evidenciar rastreabilidade de medição, eficácia do método de calibração utilizado ou competência técnica, pois o INMETRO representado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) auditou e audita periodicamente o Laboratório conforme a NBR ISO IEC 17025. O Certificado de Calibração emitido por laboratórios Acreditados a RBC são aceitos em quase todo o mundo.

Logomarca utilizadas por Laboratórios de Calibração Acreditados pelo INMETRO

Todos os Laboratórios Acreditados pelo INMETRO possuem um número de Acreditação e um Escopo de Serviço Acreditado, contento as faixas de calibração e as melhores incertezas que por eles podem ser obtidas, basicamente tendo como referência a classe de Pesos-Padrões que o Laboratório possui. Estas informações são declaradas no site do INMETRO, em uma página destinada a Rede Brasileira de Calibração:

(http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rbc/)

A RBC foi criada em 1980 e é constituída por laboratórios acreditados pela Cgcre- coordenadoria Geral de Acreditação, organismo de acreditação de organismos de avaliação da conformidade segundo os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025. A RBC congrega competências técnicas e capacitações vinculadas a indústrias, universidades e institutos tecnológicos, habilitados para a realização de serviços de calibração.

Quando solicitamos a calibração de um equipamento de medição em um laboratório pertencente à RBC (Rede Brasileira de Calibração), estaremos contratando um serviço com qualidade, competência técnica e rastreabilidade garantida pelo INMETRO por meio da Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) em suas avaliações periódicas. O Certificado de Calibração emitido por esse laboratório, contará com a logomarca do INMETRO e seu número de acreditação abaixo.

Quando solicitamos a calibração de um equipamento em um Laboratório não pertencente à RBC, Calibração Rastreada, o Laboratório deverá disponibilizar uma cópia do Certificado de Calibração dos padrões utilizados na calibração, garantindo a “Rastreabilidade da Medição”, e o usuário ou cliente deve anexar ao Certificado de Calibração do equipamento calibrado, desta forma demonstrando a comprovação ou evidencia objetiva da rastreabilidade.

Mas como já dito, a “calibração rastreada” não garante que o método de calibração utilizado pelo laboratório está apropriado para uso. Sendo assim o cliente deve também se informar quanto ao método utilizado. Uma boa prática para esclarecer a competência técnica de um laboratório que realiza “calibrações rastreadas” é consultar se o mesmo participa de “Comparações Interlaboratoriais” ou “Ensaios de Proficiência”, em organismos credenciados pela Cgcre ou pelo EPTIS. Essas comparações reúnem laboratórios Acreditados a RBC e não acreditados e evidencia a qualidade do método utilizado para calibração e competência técnica.

Em nosso dia a dia.

Solicitamos a calibração rastreada de uma balança para atendimento ao Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001 item 7.6 Controle de Dispositivos de Medição e Monitoramento.

Após a calibração o laboratório contratado deve enviar junto ao Certificado de calibração da balança o Certificado de Calibração dos Pesos-Padrão utilizados, evidenciando sua rastreabilidade a Padrões RBC.

Ao passar por auditoria e o auditor solicitar a esse cliente a evidencia de calibração e rastreabilidade, será apresentado o Certificado de Calibração da balança junto ao Certificado de Calibração dos Pesos-Padrão fornecido pelo laboratório, para assim evidenciar a rastreabilidade.

Em outros casos, por exigência normativa ou motivo de exportação, muitas organizações são obrigadas a calibrarem seus equipamentos em Laboratórios Acreditados pelo INMETRO. Sendo assim não são necessárias tais comprovações de rastreabilidade. Ex.: Indústrias Farmacêuticas e Empresas Multinacionais.

A pretensão do artigo é conscientizar os fornecedores e compradores de serviços de calibração e esclarecer que, Acreditado ou Rastreado, o serviço deve ser realizado de maneira eficaz, honesta e acima de tudo com qualidade, pois exerce grande influência nos resultados finais de uma empresa, podendo causar grandes prejuízos.