Programas de Manutenção

Manutenção Preventiva Programada

Para garantir e manter a exatidão das pesagens que sua empresa executa não basta apenas possuir balanças de alta  qualidade, ter os melhores equipamentos desenvolvidos com alta tecnologia ainda assim não asseguram a contínua fidelidade nas pesagens, uma vez que esses equipamentos estão em constante utilização por todos que participam do processo produtivo, principalmente porque estão expostos a repetitivas pesagens e após um determinado período necessitam de manutenções periódicas e ajustes para corrigir os desvios encontrados.

Visando garantir a confiabilidade das pesagens efetuadas e o aumento da vida útil dos equipamentos, a IMATEB BALANÇAS desenvolveu alguns planos de manutenção programados. Esses planos são elaborados após o entendimento das reais necessidades da sua empresa.

Para obter um resultado mais coerente e dentro de uma periodicidade confiável, antes da elaboração do plano são obtidas informações a respeito de aspectos que levam em consideração a frequência de pesagem efetuada por cada balança diariamente, o ambiente que as balanças se encontram instaladas e a criticidade de cada uma delas no processo produtivo de sua empresa. O resultado desse levantamento resulta na obtenção de um diagnóstico detalhado do parque instalado indicando a periodicidade adequada para as intervenções de manutenção e ajustes dos desvios de pesagem.

Os benefícios de um programa de manutenção adequado a sua empresa são traduzidos em pesagens mais precisas durante todo processo produtivo, evitando quebras e paradas inoportunas, reduzindo o custo operacional e aumentando a credibilidade de seus clientes e fornecedores.

Eles também evitam problemas com os órgãos fiscalizadores (INMETRO/ IPEM) que regulamentam o uso dos instrumentos de pesagem no Brasil, evitando a interdição do uso e/ou aplicação de multas.

O gráfico ao lado representa o comportamento que um equipamento de pesagem pode ter em um determinado período de tempo. Analisando a coluna de desvio, podemos dizer que em um determinado período de tempo o desvio aumenta consideravelmente, por isto tornam-se imprescindíveis manutenções periódicas programadas, que diminuirão o aumento progressivo deste desvio e com isso reduzirá a ocorrência de paradas inoportunas não programadas em virtude de falhas na balança.

Os planos de manutenção elaborados pela IMATEB BALANÇAS estão pautados em procedimentos que integram o sistema de gestão da qualidade e já contempla a emissão de certificado de calibração, garantindo desta forma que as balanças utilizadas no processo de pesagem de sua empresa estejam em conformidade com as normas de qualidade a qual estão submetidas e também a legislação metrológica existente no Brasil.

Software de Gerenciamento das Calibrações

A IMATEB BALANÇAS oferece aos seus clientes um confiável sistema de controle de calibrações, onde os planos de manutenção periódicos que englobam as calibrações ficam armazenados em software que gerencia todas as balanças cadastradas e informa a periodicidade programada das calibrações antes que estas ultrapassem a sua validade.

Os certificados de calibração são emitidos dentro da data acordada com o cliente e ficam disponíveis no site da IMATEB BALANÇAS, e podem ser acessados a qualquer tempo de qualquer lugar, bastando apenas ter um computador com acesso à internet. Sua empresa ao adquirir nossos planos de manutenção periódicos receberá uma senha e um login e rapidamente terá acesso a todos os certificados emitidos e demais informações pertinentes ao contrato.

Com esta ferramenta de gestão a sua empresa não precisa se preocupar com a data das calibrações de suas balanças, o sistema da IMATEB BALANÇAS é quem faz este trabalho, e ainda permite que a sua empresa mantenha em meio eletrônico, nos servidores da IMATEB BALANÇAS, todos os certificados de calibração emitidos pelo laboratório de calibração da IMATEB BALANÇAS e pelo tempo determinado para sua validade.